Normas e Prazos


NORMAS GERAIS E PRAZOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  • Os trabalhos devem ser inéditos, com conteúdo não publicado até a data de submissão ao congresso.
  • O autor principal deverá estar previamente inscrito no congresso para envio do seu trabalho. Cada participante poderá ser primeiro autor de apenas um resumo/trabalho. Não há limites para resumos/trabalhos como coautor.
Não será aceita inclusão ou modificação de autor/coautores.
  • Só será aceito o envio digital. Resumos não devem ser enviados pelo correio. A data limite para envio será no dia 12/10/2017 às 23:59.
Envios posteriores não serão aceitos, sem exceção de qualquer ordem.
  • A escolha da forma preferida de apresentação do trabalho como Pôster, Tema Livre ou apresentação no Fórum de Casos dos Residentes deverá ser feita pelo autor, no momento de inscrição do trabalho. A comissão Científica do Congresso se reserva o direito de modificar a forma de apresentação (tema-livre para pôster, pôster para caso do Fórum dos Residentes, caso do Fórum dos residentes para pôster, e também de recusar resumos segundo recomendação dos avaliadores, de acordo com o número de trabalhos inscritos.
  • Relatos de caso/séries de caso somente serão aceitos para apresentação como pôsteres ou como apresentação oral no Fórum de Casos do Residentes.
  • Os resumos de trabalhos originais/temas livres deverão conter: objetivo, método, resultado e conclusão. Os resumos de relatos de caso deverão abordar: objetivo, relato do caso e conclusão. Resumos que não atenderem às normas de formatação e limite de caracteres (máximo de 2500 caracteres, incluindo espaços) serão sumariamente eliminados.
  • Os autores serão comunicados sobre a seleção do trabalho inscrito e a forma de sua apresentação até o dia 14 de outubro de 2017, por meio de e-mail enviado para o autor principal e também de lista a ser publicada no site do congresso, incluindo local, data e horário de cada apresentação.
  • Trabalhos que tenham como autor ou co-autores membros da Comissão Executiva e/ou da Comissão Julgadora da respectiva categoria não concorrerão à premiação.
  • Trabalhos não apresentados no dia/horário indicados não serão, em hipótese alguma, remanejados para outro dia/horário.
  • Trabalhos realizados no exterior poderão ser encaminhados em inglês ou espanhol e deverão vir com o resumo em português. Em caso de aprovação, a apresentação oral ou em forma de pôster, do trabalho, deverá ser em português. Entretanto, todos os pôsteres deverão incluir em seu corpo resumo em inglês.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO NO FÓRUM DE CASOS DOS RESIDENTES/ESPECIALIZANDOS

  • Serão aceitos apenas relatos de casos clínicos interessantes, apresentados por médicos residentes/especializandos, com ciência e responsabilidade dos coordenadores do respectivo programa. Os relatos de casos poderão incluir, no máximo, um autor e cinco coautores, desde que o apresentador tenha sua inscrição confirmada no Congresso. Os autores dos relatos de casos deverão estar presentes para a apresentação. Na avaliação, a Comissão Científica levará em consideração a originalidade, a relevância do tema, a qualidade da documentação e o conhecimento científico gerado pelo caso.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TEMAS LIVRES (APRESENTAÇÕES ORAIS)

  • Os temas livres consistirão de trabalhos originais, podendo incluir, no máximo, um autor e seis coautores, desde que o apresentador tenha sua inscrição confirmada no Congresso. Não serão aceitos relatos de caso/séries de casos nesta categoria. O primeiro autor se comprometerá a fazer a apresentação oral. Caso não possa comparecer no dia e horário pré-definidos, um dos coautores deverá efetuar sua inscrição no Congresso para apresentação do trabalho. Não será reembolsada a inscrição do autor (primeiro autor) do trabalho científico pelo Congresso.
  • Será obrigatória menção à existência/natureza de eventuais conflitos de interesse/comerciais, no início de cada apresentação de tema livre. Na avaliação dos temas livres, a Comissão Científica levará em consideração: a qualidade da apresentação, a originalidade, a relevância do tema, a metodologia científica utilizada e o conhecimento científico gerado pelo caso.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

  • Os relatos de casos e séries de casos poderão ser apresentados somente no formato de pôster (exceção feita aos casos do Fórum de Casos dos Residentes) e devem incluir, no máximo, um autor e cinco coautores, desde que o apresentador tenha sua inscrição confirmada no Congresso. Trabalhos originais também poderão ser apresentados na forma de pôster.
  • O pôster deverá ser afixado no local indicado pela Comissão Científica, ainda na manhã do primeiro dia do congresso. O autor do pôster ou um dos coautores deverá estar presente, para arguição pela Comissão Avaliadora, em horário e local previamente determinados pela Comissão Científica. Somente receberão certificados de participação os trabalhos efetivamente apresentados.
  • Os pôsteres deverão ter as seguintes dimensões: 90 cm de largura x 100 cm de altura.
  • O título do trabalho deverá ser escrito de forma que fique visível a pelo menos um metro de distância, seguido dos nomes dos autores e de suas respectivas instituições.
  • Os pôsteres deverão conter os seguintes itens: resumo em inglês, introdução, objetivo, relato do caso, conclusão e referências bibliográficas, para os relatos de caso/séries de casos; e resumo em inglês, introdução, objetivo, métodos, resultados, discussão/conclusões e referências bibliográficas, para os demais trabalhos originais.
  • Será obrigatória inclusão de afirmação sobre a existência/natureza de eventuais conflitos de interesse/comerciais relacionados ao trabalho. É desejável que sejam incluídos também dados para contato, eventuais agradecimentos e, quando houver, a fonte de financiamento do trabalho. Na avaliação, a Comissão Científica levará em consideração: a qualidade da apresentação, a originalidade, a relevância do tema, a qualidade da documentação e o conhecimento científico gerado pelo caso.

Submeter trabalho


Área do congressista Inscrição